Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Começa a Green Week em Bruxelas com a participação do Brasil

Conferência discute políticas de meio ambiente da União Européia e o Brasil vai mostrar que a cana-de-açúcar pode ajudar a reduzir efeitos do aquecimento global

Os participantes da maior conferência anual sobre as políticas de meio ambiente da União Européia (UE), a Green Week, realizada de 23 a 26 de junho em Bruxelas, vão conhecer mais sobre a utilização da cana-de-açúcar no combate ao aquecimento global, graças à participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A entidade representativa do setor sucroenergético brasileiro mostrará como a planta tem auxiliado o Brasil a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.

A participação da UNICA faz parte das ações do projeto iniciado em janeiro de 2008 em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.

A UNICA defende que muitos outros países também podem se beneficiar da tecnologia energética da cana. Em um folheto informativo que será distribuído aos participantes da Green Week, a entidade compilou uma série de informações e estudos sob o título “Cuide do planeta em sua rotina diária – A contribuição da cana-de-açúcar para combater as Mudanças Climáticas”. O objetivo é mostrar a eficiência da cana tanto para produzir etanol, biocombustível que substitui mais de metade da gasolina necessária para abastecer a frota de veículos leves do País, como outros biocombustíveis de baixo carbono que podem ser produzidos a partir da planta. Também é abordada a geração de bioeletricidade a partir da utilização da palha e do bagaço, que é o que resta da cana após o processo de produção de etanol e açúcar.

“O documento agrega de modo sintetizado todas as contribuições da cana-de-açúcar para o combate ao aquecimento global, por meio dos vários produtos de alto valor agregado produzidos a partir da planta”, disse Geraldine Kutas, assessora da UNICA para assuntos internacionais. Ela participará do painel “Mudança Climática: o que pode ser perguntado para as economias emergentes?”, patrocinado pela UNICA e organizado pelo grupo Friends of Europe, um dos principais fóruns de idéias de Bruxelas. O painel será realizado dentro do evento simultâneo “European Policy Summit Climate Change: keys to a concerted policy shift” (Seminário de Política Européia sobre Mudança Climática: questões para uma mudança conjunta de política).

Kutas participará do painel junto com importantes autoridades e especialistas no assunto, como o diretor-geral da Comissão Européia para Meio Ambiente e Estratégia para Mudança Climática, Jos Delbeke; o presidente da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e do Conselho para Desenvolvimento de Alternativas da Índia, Ashok Khosla; e o líder do Centro para Captura e Armazenamento de Carbono do Instituto Nacional de Pesquisa de energia da África do Sul, Tony Surridge.

“Graças a sua matriz energética que conta com 46% de fontes renováveis, o Brasil poderia ser uma economia de baixo carbono. Infelizmente, apesar de o Brasil ser um grande produtor de energias renováveis, está em quarto lugar entre os países que mais emitem carbono, por causa do desmatamento. O combate às Mudanças Climáticas requer políticas públicas audaciosas e uma liderança que deve ser assumida conjuntamente pelo governo e o setor privado”, afirmou Kutas.

A UNICA terá ainda um stand na Green Week. O evento, organizado pela divisão de meio ambiente da Comissão Européia e que, neste ano, tem como tema “Climate Change: act and adapt” (“Mudança Climática: agir e adaptar”), espera atrair 3,5 mil participantes de instituições da UE, empresas, organizações não-governamentais, autoridades públicas, membros da comunidade científica e acadêmicos. Para mais informações, visite o site: http://greenweek2009.alligence.com/

Fonte:Assessoria de Imprensa Unica

Nenhum comentário:

Postar um comentário