Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O Brasil poderia ser autosuficiente em energia elétrica só pelo seu potencial eólico

No dia 23/06 o jornal O Estado de São Paulo publicou uma excelente matéria sobre energia eólica onde aponta os resultados das pesquisas da Universidade de Harvard e do Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia.
clique para ampliar

A pesquisa conclui que a energia eólica seria suficiente para suprir o mundo, com aerogeradores produzindo 5 vezes mais do que o consumo atual e, claro, sua implantação dependeria de um esforço global para a viabilização do projeto, incluindo a criação de um sistema de distribuição.

No Brasil, ainda de acordo com a reportagem, só os aerogeradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no País. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ênio Bueno, especialista em energia eólica, pondera que o estudo leva em conta apenas o potencial de aproveitamento dos ventos para geração de energia. "Seria preciso considerar também a viabilidade técnica em cada local e a viabilidade financeira", aponta. "Isso reduz muito a previsão dos pesquisadores".

Estudo dos técnicos do INPE, divulgado pelo jornal Estado em Janeiro, mostra que os ventos brasileiros podem atender mais de 60% do consumo nacional de energia de forma competitiva. Com o barateamento progressivo da tecnologia, o potencial deve aumentar.

Atualmente, menos de 1% da energia consumida no país é gerada por vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário