Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Recifes de coral podem desaparecer ainda neste século

Foto: branqueamento dos corais

Acúmulo de Co2 dissolvido nos mares torna a água mais ácida, o que prejudica a formação dos corais.

Oceanos cada vez mais ácidos e águas cada vez mais quentes, por causa das emissões de dióxido de carbono, podem extinguir os recifes dos mares até o fim deste século, advertem cientistas.


Os especialistas disseram, durante uma reunião em Londres, que a trajetória prevista das emissões representa um nível de 450 partes por milhão de dióxido de carbono na atmosfera em 2050, o que porá os corais em rota de extinção nas d´cedas seguintes.


Os cientistas reunidos representam universidades, centros governamentais e o Painel Intergovernamental para a Mudança Climática.
"A cozinha pegou fogo e o incêndio se espalha pela casa", disse em nota Alex Rogers, da Sociedade Zoológica de Londres e do Programa Internacional sobre o Estado do Oceano. "Se agirmos de modo rápido e decisivo, poderemos apagá-lo antes que o dano se torne irreversível".

Os oceanos absorvem grandes quantidades de CO2 emitido pela queima de combustíveis fósseis. Mas cientistas dizem que os mares estão ficando mais ácidos, à medida que absorvem mais carbono, o que prejudica o processo de calcificação usado por criaturas marinhas para criar conchas e os recifes de coral. Fonte:Reuters/Estadão


Se alguém está se perguntando "mas qual a importância disto?", saibam que, basicamente, os corais formam um ambiente onde diversas espécies de peixes se alimentam e se reproduzem. não é difícil imaginar a partir daí o estrago causado pelo efeito dominó sobre a cadeia alimentar marinha e meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário