Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

E se, de repente, lhe dissessem que o aquecimento global é apenas o início de uma nova glaciação?


...Ou então que os seres humanos são reféns de um fenômeno, fruto de um movimento natural de inclinação do eixo da Terra que a cada nove ou 11 mil anos provoca mudanças climáticas e afeta a vida no planeta?

Não, isso não é mera especulação. Existe um debate sério na comunidade científica entre os que defendem que o aquecimento global é culpa do Homem com o aumento das emissões de CO2, e outros que defendem uma teoria, não tão divulgada, que é o Resfriamento Global, causado por condições naturais, incluindo a atividade solar.

O professor e geógrafo José Carlos Rodrigues Rocha da Universidade do Sagrado Coração não descarta o relatório final do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em Inglês) que aponta a ação humana como principal causadora do aquecimento global. Mas também coloca a necessidade de se olhar para outra causa: os fatores naturais, contra os quais os seres humanos não têm defesa.

É justamente pela impossibilidade de agir diante dos fenômenos naturais que esses relatórios, segundo Rocha, acabam priorizando a responsabilidade humana. "Esses relatórios funcionam como pano de fundo para conseguir a colaboração das pessoas para diminuir o aumento do calor, já que não se pode barrar o processo de formação do planeta", diz. Fora as causas humanas, é preciso levar em consideração a questão do movimento de rotação da Terra e a inclinação do eixo. "Se o eixo muda um segundo, temos mudanças na distribuição do calor na superfície do planeta", explica o geógrafo. Para exemplificar, ele recorda o tsunami de 2004 que fez milhares de vítimas na Ásia. "Muitos cientistas colocaram que o problema foi causado por uma mudança no eixo da Terra", relembra.


E, pasmem, porque a causa para uma nova Era Glacial pode ser justamente o aquecimento global... quer saber como?

Vamos supor que o aquecimento acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte. Sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar para o Caribe, fazendo a corrente do Golfo parar de funcionar. O norte europeu não tem mais verão e, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio.

E pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor de água é um gás que chega a ser 3 vezes mais potente que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global como torna a Terra habitável.


Resultado: temperaturas globais de 10 graus Celsius a menos. Camadas de neve com quilômetros de espessura tomam o hemisfério norte do pólo até Nova York, Canadá, norte da Europa e talvez também a Argentina. Boa parte desses países se torna inabitável.

Não é de hoje que se discute a mudança de eixo da terra, desde os Maias, Nostradamus, até nossos cientistas, a questão vêm sendo discutida. E vale lembrar que após o terremoto de 2004, de magnitude de 9.0 , o mais forte em 40 anos, e que matou mais de 156.000 pessoas, cientistas dos EUA disseram logo depois do terremoto que ele pode ter acelerado a rotação da Terra de maneira permanente, encurtando os dias em uma fração de segundo e causado uma inclinação do planeta em seu próprio eixo.

Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa na Califórnia, teorizou que uma mudança da massa em direção do centro da Terra durante o terremoto acelerou o planeta em três milionésimos de segundo, que se inclinou cerca de 2,5 centímetros em seu eixo.


A questão da mudança magnética da terra é outro ponto preocupante:

Cientistas encontraram grandes buracos no campo magnético da Terra, sugerindo que os Pólos Norte e Sul estão se preparando para trocar de posição, numa guinada magnética.

Um período de caos poderia ser iminente, no qual as bússolas não mais apontariam para o Norte, animais migratórios tomariam o rumo errado e satélites seriam queimados pela radiação solar.

Os buracos estão sobre o sul do Atlântico e do Ártico. As mudanças foram divulgadas depois da análise de dados detalhados do satélite dinamarquês Orsted, cujos resultados foram comparados com dados coletados antes por outros satélites.

A velocidade da mudança surpreendeu os cientistas. Nils Olsen, do Centro para a Ciência Planetária da Dinamarca, um dos vários institutos que analisam os dados, afirmou que o núcleo da Terra parece estar passando por mudanças dramáticas."Esta poderia ser a situação na qual o geodínamo da Terra opera antes de se reverter", diz o pesquisador.

Não estamos aqui escrevendo como alarmistas, apenas expomos as questões que hoje estão sendo discutidas e que muitas delas não são de conhecimento da maioria das pessoas. Redução de CO2 é necessário porém não é o maior vilão do aquecimento global: É preciso estar atento aos vários fatores que estão gerando as atuais mudanças climáticas em nosso planeta.

De uma forma muito bacana, o History Channel produziu um documentário sobre "Resfriamento Global", que disponibilizamos abaixo os links para assistí-los no Youtube.

Um comentário:

  1. Isto que está escrito acima é a teoria Maya de inversão dos polos.
    É um processo cíclico que ocorreu pela última vez com afundamento de Atlântida.
    O povo de Atlântida é o povo Maya, Egipcio e parte dos chineses.

    Na teoria Maya está configurado o momento de alteração dos polos da terra como 21-12-2012.

    ResponderExcluir