Sydney, Austrália, acordou nesta quarta-feira em meio à uma gigantesca tempestade de areia vermelha, que a transformou, literalmente, num cenário Marciano.
Moradores relataram que o cenário vermelho fazia pensar no Armagedon: "O céu estava imerso em um tom avermelhado, e eu preciso dizer que o pensamento que cruzou a minha mente foi que ou meus olhos estavam pregando uma peça em mim, que alguma catástrofe havia ocorrido ou que era algum fenômeno meteorológico", disse um morador à BBC.
A tempestade de areia, oriunda do deserto do interior do país, começou durante a noite e afetou grande parte do Estado de Nova Gales do Sul, com ventos superiores a 100Km/h.
Os meteorologistas já advertiram que a tempestade continuará durante as próximas horas com ventos com cada vez maior intensidade.
O fenômeno foi atribuído à seca que afeta grandes áreas do país.
Neste momento, a areia cobre desde Newcastle, cerca de 160 quilômetros ao norte de Sydney, até Dubbo, 500 quilômetros ao interior e Wollongong, 85 quilômetros ao sul, onde as chuvas criaram rios de lodo.
Queensland, que se prepara para receber a nuvem vermelha de Sydney, está com vários incêndios florestais; Nova Gales do Sul e Canberra registraram tempestades elétricas e Victoria se encontra sob alerta por inundações e fortes Ventos.
Os transportes públicos foram suspensos e as autoridades sanitárias emitiram um alerta a avisar para que os cidadãos com problemas respiratórios e problemas de coração não saíssem à rua.
Esta é a pior tempestade de areia na região desde 1940 e os níveis de poluição no ar registaram máximos históricos.
Assustador. Tenho muitos conhecidos e parentes morando lá. Fiquei preocupada.
ResponderExcluir