Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Satélite LCROSS vai colidir com a Lua amanhã, 7 vezes mais veloz do que o som, em busca de água



A Nasa vai fazer com que o satélite LCROSS colida com a Lua em busca de evidências de água.

Primeiro, às 8h31 da manhã de sexta (hora de Brasília), o foguete propulsor vazio vai colidir com uma cratera que vive em escuridão permanente, levantando uma nuvem de dejetos de 9 km de altitude.

Logo atrás mergulhará o próprio satélite LCROSS, transmitindo para a Terra imagens em tempo real do impacto e da pluma de dejetos levantada pelo foguete. Os sensores buscarão gelo enquanto a nave estiver mergulhando através da pluma, e quatro minutos depois a LCROSS também atingira a Lua, gerando uma nuvem de poeira com um terço do tamanho da gerada pelo impacto inicial. Uma hora depois, os cientistas poderão dizer se há evidências de água.

As duas naves irão se espatifar contra o solo lunar a 8.000 km/h, mais de sete vezes a velocidade do som. A explosão terá a força de 1,5 tonelada de TNT e arremessará mais de 300 toneladas de poeira lunar para fora da cratera, abrindo uma nova cratera - no centro da antiga - do tamanho de uma piscina olímpica

Assista pela TV Nasa, a programação relativa ao impacto começando às 7h15 da manhã (hora de Brasília). O Telescópio Espacial Hubble e outros grandes telescópios estarão apontandos para a Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário