Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Animais de estimação: cocô na calçada e na praia é culpa do dono porco

Os donos de animais de estimação e seus (as vezes nem tanto) bem tratados animais... uma grande parte deles compete com o próprio bicho sobre seu lugar no reino animal, a classificação mais adequada seria "Porcos".

Quantos deles tem o hábito de ir passear com seu cãozinho nas calçadas alheias (sim, pois não vai sujar a própria, claro) e deixa o bichinho "obrar profícuamente" e, ao término do esfoço canino, simplesmente continua seu passeio e deixa "aquilo" lá no meio do caminho? Não têm o mínimo de educação e senso de higiene para limpar o local. Muitos proprietários de animais levam consigo saquinhos plásticos para retirar as fezes do meio do caminho, mas não são maioria não!

Só nas calçadas? Não, trabalho bem feito tem que ser em todo lugar, não vamos esquecer as praias, onde as pessoas caminham descalças.... O que dá algum consolo é que os "porcos" em questão também caminham descaços! E aí, o que acontece?

Uma doença de pele que é transmitida por contato com locais contaminados por fezes de cães e gatos. Larva "migrans cutânea", também conhecida com dermatite serpiginosa, é doença comum em nossa região e é provocada por larvas de Ancylostoma caninum (verme comum em cães e gatos) e que provoca erosões e pequenas elevações na pele em formato ondulante com muito prurido (coceira) e que se complicam freqüentemente com infecções secundárias.

As partes do corpo mais afetadas são os pés, pernas e mãos. As pessoas geralmente adquirem a doença por contato com areia ou terra contaminadas com fezes de cães e gatos portadores de vermes adultos. Juntamente com as fezes desses animais são eliminados ovos que, após alguns dias, eclodem liberando as larvas. Estas larvas são muito resistentes às ações do meio ambiente tais como calor, frio, umidade e seca e podem permanecer no ambiente até cerca de um ano.

Para esses donos de animais, pegar uma coisa dessas seria, no mínimo, justiça divina ou algo similar, esses porcos merecem!

Para os que cuidam realmente de seus animais, desde os cuidados básicos com seu bichinho até o cuidado e limpeza do que eles fazem na rua, nossos parabéns! Estes sim são merecedores de possuir um animal de estimação e receber o amor deles. Infelizmente ainda são uma minoria. Afinal, é mais cômodo ser um porco....

Nenhum comentário:

Postar um comentário