A geração de empregos verdes vem crescendo em todo o mundo. A previsão é de que, até 2030, serão criadas, no planeta, 20 milhões de vagas apenas no setor de energia renovável. No Brasil, o número de empregos verdes tem se expandido nos últimos cinco anos. Exemplo disso é que, hoje, eles representam 6,73% (ou 2.653.059) dos 39.411.566 dos empregos formais existentes no Brasil.
Desse total, segundo estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o setor de geração e distribuição de energia renováveis brasileiro é o que gera o maior número de empregos verdes: 547.569.
Consolidando a sustentabilidade
O estudo Empregos Verdes: trabalho decente em um mundo sustentável e com baixas emissões de carbono, argumenta que a geração de postos de trabalhos verdes deve ser visto como um elemento central do processo de criação e consolidação das empresas sustentáveis.
“Da mesma forma que vem sendo assumida por alguns países como parte da resposta à crise econômica internacional que eclodiu em setembro de 2008, essa proposta deve estar cada vez mais no centro das estratégias e políticas de recuperação econômica".
Diante desse quadro, a OIT entende que essa perspectiva tende a ser incorporada em forma crescente nas agendas e planos nacionais, estaduais e locais de trabalho que vem se constituindo e consolidando no Brasil e em vários outros países e regiões do mundo.
Brasil verde
Com base no número de empregos verdes existentes no Brasil, a OIT entende, com base nas estatísticas sobre o mercado de trabalho no país, a transição para uma economia de baixas emissões de carbono não parte da estaca zero. Exemplo disso é o fato dos empregos verdes já responderem por quase 7% dos postos de trabalho existentes no país.
Segundo a OIC, essa transição já começou. Afinal, o número de empregos verdes no país é comparável a quantidade de postos de trabalho mantidos, por exemplo, pela indústria da construção civil, que se mantém, há vários anos, isoladamente, como a maior empregadora do país.
Vanguarda
Os dados mostram ainda que o Brasil já tem e continuará tendo um papel de destaque na geração de empregos 'ambientalmente sustentáveis'. O país já figurava entre os campeões no ranking de geração de empregos no setor de energia renovável em 2006: 500 mil postos de trabalho, ficando atrás apenas da China, com 600 mil, e ultrapassando os Estados Unidos, onde são gerados 312,2 mil empregos.
Verde que salva
A OIT define empregos verdes "como postos de trabalhos nos setores da agricultura, indústria, construção civil, instalação e manutenção, bem como em atividades científicas, técnicas, administrativas e de serviços, que contribuem substancialmente para a preservação e restauração da atividade ambiental".
Enfim, empregos nas diversas atividades da economia, que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidades, reduzem o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção eficazes. Também descarbonizam a economia e minimizam ou evitam por completo a geração de todas as formas de resíduo de poluição.
Fonte: Anba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário