Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 8 de março de 2010

Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo?

Apesar do que foi divulgado recentemente pelo Fantástico, que para especialistas o número de terremotos não tem aumentado, um estudo publicado pelo Departamento de Geodésia – IG/UFRGS parece dizer exatamento o contrário. O fato é que nunca vimos tantos terremotos acima de 6 na escala Richter em tão pouco tempo. E 2010 mal começou...

De acordo com o estudo, vemos:

Observa-se que com exceção da década de 50, todas as outras décadas do século XX tiveram maior número de grandes terremotos quando comparadas às atividades sísmicas no planeta de cem anos atrás.


Mesmo fazendo-se uso de outros critérios ou fontes, o aumento do número de terremotos em todo o mundo é um fato inquestionável. Uma pesquisadora americana, Sarah Davies, formulou as seguintes perguntas a um grupo de especialistas da área, através da Internet:

"Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo no século XX? Caso existam registros antigos, esse aumento tem-se verificado ao longo dos últimos 200 anos?"

Quem respondeu à questão de Sarah foi o vulcanologista Steve Mattox, da Universidade de North Dakota. Ele disse que seria melhor fazer uma análise da incidência apenas dos maiores terremotos já ocorridos, a fim de reduzir a dependência de observadores e do instrumental de medição.

Segundo ele, na primeira metade do século XX houve 15 terremotos desse tipo [de intensidade extrema], e na segunda metade haviam ocor
rido até então 20 desses terremotos. Já em todo o século XIX registraram-se apenas 7 terremotos extremos2 .O Dr. Steve conclui: "Baseando-se nessa rápida análise de uma única fonte de informação, parece que a frequência de terremotos está aumentando. A grande questão é o porquê disso".

Recentemente os abalos sísmicos ou terremotos têm ocorrido com uma certa frequência no Brasil, até pouco tempo acreditava-se que o Brasil era imune desse fenômeno devido o país estar localizado no centro da tectônica, no entanto já foi constatado que isso não é verdade, pois como as placas se formam consolidando ao decorrer de milhões de anos e uma camada sobreposta a outra em determinado lugares, elas não se acomodaram perfeitamente surgindo espaços propício a concentração de energia, além de disso ocorrem rupturas e acomodações das mesmas, denominadas de falhas geológicas, desse modo os fatos acontecidos como o de Minas Gerais, Ceará, São Paulo e mais recentemente em Caxias do Sul-RS fica evidente que temos que ter consciência que isso faz parte de nossa realidade e é claro que com menor incidência que uma área de risco como o Japão. O dificulta é a falta de informação concreta, pois no Brasil o estudo nesse sentido ainda está caminhando e assim é praticamente impossível prever esse fenômeno."
Fonte e estudo na íntegra em http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/TERREMOTOS.pdf

3 comentários:

  1. amei a materia me ajudou muito no meu trabalho
    mas os dados q ela revela sao muitos preucupantes.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. Acredito na Bíblia. Ela predisse o aumento de terremotos pouco antes do fim do atual sistema de coisas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Se antes os terremotos não podiam ser registrados e não havia pessoas para vê-los, como é que esses especialistas podem afirmar que eles já estavam ocorrendo com a mesma frequência. Um erro crasso e primário de lógica...

    Aumento de terremotos, vulcanismo e da temperatura global estão sendo causados por Hercolubus-Nibiru-Nemesis. Nós, os gnósticos, sabemos disso desde a década de 60 e não nos espantamos com o fato.

    Logo virão tsunamis, furacões e radiações mortais. O eixo da Terra irá verticalizar totalmente. A falha do Atlântico Norte irá se rasgar de vez, esquentando o Atlântico e deixando o clima mundial mais louco ainda. O círculo de fogo do Pacífico e a caldeira do Yellowstone irão explodir e tudo irá pelos ares, não sem antes as negociações de paz falharem e as explosões nucleares contaminarem tudo.

    Quero ver o que dirão os céticos que riem de Hercolubus. Vamos ver onde irão parar vossas risadas.

    ResponderExcluir