Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 30 de junho de 2009

Brasil apresenta seu primeiro ônibus a hidrogênio

O primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio será apresentado na quarta-feira (01) em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, segundo informações do Ministério das Minas e Energia (MME). De acordo com o ministério, trata-se do ponto de partida na busca por um transporte público mais limpo no país.

Segundo nota da pasta, o projeto envolve a compra, operação e manutenção de até cinco ônibus movidos a célula de combustível a hidrogênio, mais uma estação de produção do gás e abastecimento dos veículos e o acompanhamento do desempenho.

A primeira unidade, de acordo com o MME, já está sendo testada desde abril e vai rodar na linha São Mateus-Jabaquara, gerenciada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), uma das parceiras da iniciativa. O ônibus, segundo a nota, usa um sistema híbrido de célula de combustível a hidrogênio e baterias. Quando o veículo está parado, a energia produzida na célula carrega as baterias. A energia gerada ao frear também é utilizada. Esse sistema permite aumentar a economia.

O Brasil, de acordo com o MME, é o maior mercado mundial e o maior produtor de ônibus, dado o uso em larga escala desse tipo de veículo no transporte público. São 50 mil unidades fabricadas todos os anos. São Paulo tem a maior frota de ônibus urbano do mundo e os veículos a motor são responsáveis por 90% da poluição do ar, daí a importância de um sistema que não polui.

Além do MME e da EMTU, são parceiros no projeto a Global Environmental Facility (GEF), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Fonte:ANBA

Um comentário:

  1. Olá Amigos!!!
    Muito obrigado pela ajuda na divulgação da campanha contra a soltura de balões.
    Apesar de eu ser um baloeito tenho plena consciência de nosso papel na sociedade para preservar o meio ambiente.
    Irei divulgar o belo trabalho de vc's em meu blog...

    um abraço!!!

    ResponderExcluir