Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 14 de julho de 2009

Após 2 anos de secas, Rio Eufrates pode desaparecer do Iraque


O encolhimento do Eufrates, um rio tão crucial para o nascimento da civilização que o Livro do Apocalipse profetizou sua seca como um sinal do final dos tempos, tem dizimado as fazendas ao longo de suas margens, tem deixado pescadores empobrecidos e esvaziado as cidades à beira do rio, à medida que os agricultores fogem para cidades maiores à procura de trabalho.

A seca é grande por todo o Iraque. A área cultivada com trigo e cevada no norte alimentado pela chuva caiu cerca de 95% do habitual, e os pomares de tâmaras e laranjas do leste estão ressecados. Por dois anos as chuvas estão muito abaixo do normal, deixando reservatórios secos. As autoridades americanas preveem que a produção de trigo e cevada será pouco mais da metade daquela de dois anos atrás.

As secas não são raras no Iraque, apesar das autoridades dizerem que nos últimos anos estão ocorrendo com maior frequência. Mas a seca é apenas parte do que está sufocando o Eufrates e seu irmão gêmeo maior e mais saudável, o Tigre.

Os culpados citados com maior frequência são os governos turco e sírio. O Iraque tem muita água, mas é um país que está corrente abaixo. Há pelo menos sete represas no Eufrates na Turquia e na Síria, segundo as autoridades de água iraquianas, e sem nenhum tratado ou acordo, o governo iraquiano fica reduzido a implorar por água junto aos seus vizinhos.

Por todos os pântanos, os coletores de junco, pisando em terra por onde antes flutuavam, gritavam para os visitantes em um barco de passagem."Maaku mai!" eles gritavam, erguendo suas foices enferrujadas. "Não há água!"
Fonte:nytimes

3 comentários:

  1. É verdade esta acontecendo o que na biblia foi escrito por Deus, secará e em breve multidões de saldados e suas armas passaram por esse lugar para a grande batalha final (ARMAGEDOM),quem estiver vendo e lendo este comentário se prepare para o arrebatamento e possivelmente verá o ANTICRISTO, aquele que é o proprio SATÃ, mas om pele de CORDEIRO, é o tempo irmão, fique ligado, Jesus virá muito breve

    ResponderExcluir
  2. para voce que nao acredita leia na Biblia em APOCALIPSE 16:12-16 e então veram que realmente estamos vivendo os ultimos dias Jesus esta voltando.

    ResponderExcluir
  3. sempre acreditei na volta de jesus e no apocalipse,espero que a humanidade abra seus olhos e aceitem jesus como seu unico salvador,só assim poderao ser salvos do que está por vir.

    ResponderExcluir