Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 14 de julho de 2009

MacBook Air: Novos materiais pelo respeito ao meio ambiente


Altamente reciclável e ainda mais econômico em termos de consumo de energia, o MacBook Air dá o exêmplo pensando no meio ambiente.

Muitas toxinas nocivas foram eliminadas: o mercúrio usado na retroiluminação por CCFL (lâmpadas fluorescentes) e o arsênico presente no vidro dos monitores tradicionais de LCD.

Os engenheiros da Apple não utilizaram essas substâncias. Eles eliminaram os componentes retardadores de chama e o PVC dos chips, cabos internos, conectores, isolantes, adesivos e outros.


Principais características:

* Vidro da tela sem arsênico
* Sem componentes retardadores de chama brominados
* Tela retroiluminada por LED, sem mercúrio
* Cabeamento interno sem PVC
* Estrutura de alumínio altamente reciclável
* Atende aos requisitos de ENERGY STAR Versão 5.0
* Certificação EPEAT Gold

EPAT - A Electronic Product Environmental Assessment Tool (Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Eletrônicos), ou EPEAT, avalia o impacto ambiental de um produto com base em quanto ele é reciclável, quanta energia ele consome, como ele foi projetado e como é fabricado. São poucos os produtos com o certificado EPEAT Gold e o número é ainda menor entre os notebooks.

Esperamos que o exêmplo seja seguido logo pelos demais fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário