Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Depois da Antártida, agora é a Groelândia: Degelo acelerado pode soltar um pedaço maior do que a ilha de Manhattan


Há um mês o Greepeace está documentando o degelo do glaciar de Petermann, um dos maiores da Groelândia, e a conclusão foi a pior possível.

As fotos são inquestionáveis, mostram claramente a degradação da região que aconteceu muito mais rápido do que era previsto pelos especialistas em aquecimento global.

Teóricamente não há como ser indiferente à constatação do desastre e, sim, é irreversível. Nas imagens de satélite pode-se observar que uma porção maior do que a ilha de Manhattan pode se desprender ainda neste verão (hemisfério Norte).
Digo "teóricamente" pois está provado que medidas imediatas e urgentes precisam ser tomadas mas, ao mesmo tempo, a ignorância e interêsses diversos formam uma barreira desesperadoramente intransponível para a solução dos problemas ambientais. Semanas atrás o G8 se reuniu e praticamente nada fizeram com relação ao tema. Nos EUA, a votação da lei Waxman-Markey foi aprovada mas com 212 votos contra, (!!) sendo que Paul Broun, representante do estado da Geórgia, declarou que as mudanças climáticas não passam de uma "farsa".

No Brasil as questões do desmatamento da Amazônia, poluição dos rios, invasão dos mananciais e outros ítens, fazem parte de nossa infeliz contribuição para o desastre.

Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, mas o problema é esse: Quem está no banco do motorista é justamente quem não quer ver...

Um comentário:

  1. Este Paul Broun e mesmo um idiota qual sera o interesse dele no degelo da groelandia, este cara nao devia ser representande de nada e muito burro.

    ResponderExcluir