Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 21 de julho de 2009

NASA disponibiliza para download a topografia completa do nosso planeta

clique para ampliar
O maior mapa topográfico jamais disponibilizado antes, resultante de 1,3 milhões de imagens, está disponível na Internet. O projeto Aster resulta da cooperação entre a agência espacial americana, NASA, e o Ministério da Economia japonês. Além da beleza e muitas destas vistas do planeta, a base de dados tem grandes vantagens científicas, sobretudo no estudo dos vulcões. Qualquer pessoa pode visitar o site, em http://asterweb.jpl.nasa.gov.

As vantagens do Aster são múltiplas e o projeto tem uma componente americana e outra japonesa. As imagens são obtidas por um dos aparelhos do satélite Terra, o Advanced Spaceborn Thermal Emission and Reflection Radiometer (de onde vem o nome Aster). Esta câmara obtém imagens em alta resolução, em comprimentos de onda entre o visível e o infravermelho, uma função inexistente na anterior geração desta tecnologia.

Em muitas observações da superfície do planeta, há grandes vantagens em conseguir informação sobre a temperatura ou sobre o relevo da superfície. Assim, esta base de dados permite, entre outras análises, perceber o clima local ou a vegetação. A informação facilita o estudo da vida dos vulcões e dá pistas precisas sobre a hidrologia ou a geologia das regiões. O Aster é um instrumento precioso para compreender a destruição de florestas ou o recuo de geleiras. A informação mais detalhada tem acesso restrito.
Fonte:dn.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário