Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 21 de julho de 2009

Project Two Degrees: um super aplicativo de Internet para combate ao efeito estufa


O Projeto 2 ° foi criado para dar às cidades de todo o mundo ferramentas práticas para medir e reduzir suas emissões de gases de estufa. O projeto Emissions Tracker é um software que permite às cidades calcularem a pegada de carbono das operações municipais e das comunidades de maneira uniforme. Além disso, a ferramenta permite às cidades planejarem ações significativas para economizar energia e dinheiro e que fazem um profundo impacto na luta contra as alterações climáticas.

O Projeto 2 ° é um software, cujo desenvolvimento conta com a parceria da Autodesk, que permite às cidades estabelecerem uma linha de base sobre as emissões de gases de estufa, gerir inventários, criar planos de ação, acompanhar a eficácia de seus programas de redução das emissões e partilhar as suas experiências com os outros. Será a primeira ferramenta de medição das emissões global, multi-lingual e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana através da Internet.

O usuário entra com os dados sobre emissões de atividades tais como a produção de combustível e de electricidade, tráfego de veículos, resíduos de produção, processos industriais e utilização de ar e combustível em navios. O software converte os dados em seguida, em toneladas de CO2 equivalente, tendo em consideração a origem e tipo de energia e de combustível utilizado. Uma vez que os dados que foram introduzidos, os usuários podem personalizar os dados e os coeficientes para os cálculos. Os dados são geridos em um ambiente seguro e privado que permite que aos administradores escolherem quais os dados serão publicados e compartilhados com outros usuários.

A ferramenta foi concebida para ser compatível com protocolos aceitos internacionalmente, como os desenvolvidos pelo Painel Internacional sobre as Alterações Climáticas (IPCC), o World Resources Institute (WRI), Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. A ferramenta permitirá que as cidades produzam um relatório padronizado com gráficos, tabelas e comentários por sector e competência.

Este sistema comum de medição permitirá às cidades facilmente comparar e partilhar as melhores práticas em matéria de redução de emissões, economia de energia e custos e outros projetos.

As cidades irão fornecer todos os dados de atividade para inserir no sistema. As cidades devem começar a recolher os dados que estão disponíveis na maioria dos casos, de energia e fornecedores locais, fiscalização ou de outras agências reguladoras:

* Inventários de emissões e projetos de mitigação existentes.
* Dados sobre a utilização da energia e eletricidade dentro das operações da comunidade e da cidade
* dados de transporte, como distâncias percorrids em estradas e utilização de combustível em ferrovias
* dados de gestão dos resíduos, incluindo dados históricos sobre a eliminação de resíduos
* Informação sobre grandes indústrias dentro da cidade ou outras operações que possam ter impactos de pegadas de emissões, tais como a geração de eletricidade.

O Projeto 2 ° é uma colaboração do Clinton Climate Initiative (CCI) e da Microsoft Corporation. Experiência adicional foi concedido pela Ascentium Corporation, pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e pelo Center for Neighborhood Technology (CNT).

O C40 – grupo das maiores cidades em todo o mundo comprometidas com o combate às mudanças climáticas – serão as primeiras a utilizar o software Project Two Degrees. Inicialmente a Autodesk fornecerá tecnologia baseada no Autodesk MapGuide Enterprise.
Fonte:project2degrees.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário