Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Novo computador da IBM é refrigerado a água


A IBM, em parceria com o Swiss Federal Institute of Technology (ETH), faculdade de tecnologia em Zurique, na Suíça, desenvolveram um microchip de supercomputador que com microtubos que conduzem água na parte traseira dos chips. Vamos dizer que é uma versão ultrasofisticada dos sistemas de refrigeração adotados pelos gamers para resfriar com água seus nervosos desktops com overclock.

O computador da IBM e do ETH, batizado de Aquasar, atinge a velocidade de 10 terflops, mas não é comilão: gasta 40% menos energia do que se tivese um sistema de resfriamento com ar condicionado, segundo a IBM. (Veja mais no site do ETH, no endereço http://www.ethz.ch/index_EN).

Graças a um canal de micro-capilares que levam a água às proximidades dos microchips, o sistema pode ser resfriado de uma temperatura de 60ºC, diferente de resfriadores regulares que necessitam de temperatura de aproximadamente 20ºC, ou temperatura do ar entre 6 a 12 ºC, segundo o Dr. Thomas Brunschwiler, cientista da IBM.

“Tipicamente usaria-se o ar condicionado de maneira intensiva, mas isso será eliminado com o uso da água na transferência de calor dos chips,” disse Brunschwiler.

De acordo com a IBM, o computador irá reduzir 40% do consumo geral de energia e economizar mais de 30 toneladas de CO2 no ano. Além disso, o calor excessivo gerado pelo computador será transportado pela água pelos tubos do sistema de aquecimento do prédio. O sistema de 25 kilowatts corresponde por uma fração muito pequena da demanda geral de energia, mas pesquisadores dizem que a sua aplicação no futuro é promissora.

“Em um sistema futuro, se este modelo for aplicado a toda a central de dados, será uma grande fração da demanda total de energia de uma entidade como esta,” disse o Dr. Bruno Michel da IBM em Zurich.

Deve chegar ao mercado em um ano aproximadamente e seu custo ainda não foi divulgado, sabendo-de apenas que será "um pouco maior" dos atualmente disponíveis.
Fonte:InfoAbril e Revista Fator

Nenhum comentário:

Postar um comentário