Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chapada da Diamantina: Magnífica, bela e... emocionante!

As maravilhas e a grandiosidade da Chapada não se limitam à sua superfície: lá está o maior acervo espeleológico da América do Sul, importante por sua beleza e relevância científica. Entre as centenas de cavernas da região, a mais conhecida é a do Poço Encantado. A água ali é de cor azul turquesa devido aos raios do sol que penetram na gruta através de uma fenda. Dada a transparência da água, é possível até ver o fundo do poço, que tem de 30 a 60 metros de profundidade.

Próxima ao Vale do Capão está a Cachoeira da Fumaça, uma das principais belezas da Chapada e uma das quedas livres mais altas do Brasil, com cerca de 380m de altura.

A forma mais rápida e fácil de conhecê-la é pela trilha de duas ho
ras que leva ao topo da cachoeira. A Fumaça é um dos programas obrigatórios ao visitar a região

Destino obrigatório para os amantes do ecoturismo, quem viaja pela região se impressiona não só com as belezas naturais, mas também com a consciência e o senso de preservação ambiental dos habitantes, como guias e donos de pousadas. No último mês de maio, o Hotel Canto das Águas, em Lençóis, recebeu o certificado de primeiro hotel sustentável do Brasil, conferido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Boa notícia: Fechada há um ano e oito meses, a gruta do Poço Encantado, uma das mais famosas atrações da Chapada Diamantina, no município de Itaetê (a 282 km de Salvador), poderá ser reaberta a qualquer momento.

Pelo menos esta é a expectativa de moradores e políticos da região, que aguardam uma posição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que o local volte a ser visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário