Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Começa o State of the World Forum/Brasil 2020 com alertas graves

"Se o planeta não reduzir em até 80% a emissão de gás carbônico na atmosfera até 2020, e não até 2050, como está estabelecido, em breve teremos verdadeiras tragédias nunca antes vistas. Grande parte da população mundial corre o risco de desaparecer."

A previsão sombria é da diretora e coordenadora da State of the World Forum/Brasil 2020, Emília Queiroga Barros. A conferência mundial Brasil 2020 acontece até a próxima sexta-feira em Belo Horizonte.

O Fórum Brasil 2020 é o primeiro evento da conferência mundial Climate Leadership Campaign. As mensagens e ações definidas na conferência mineira serão rediscutidas em um encontro que vai acontecer em Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2010.

E os alertas não param por aí, o presidente do Earth Policy Institute, Lester Brown, faz previsões alarmantes: "Se nada for feito e houver as alterações climáticas que imaginamos, não vamos conseguir antecipar as medidas, e se fôssemos capazes de prever, não conseguiríamos fazer o necessário a tempo. As camadas de gelo na Groelândia têm uma 1 milha de espessura. Se essas placas derreterem o nível do mar vai subir 7 m, a maioria das cidades litorâneas desaparecerão", explicou.

Com esse fenômeno cada vez mais próximo e certo, a previsão é de que a maior parte da população mundial, que hoje vive em cidades litorâneas, migre para o interior dos países.

"Haverá um grande deslocamento de massas. E no interior essa população só vai encontrar seca, epidemias, fome", completa a coordenadora Emília Queiroga Barros.

"Faltará água não só para beber para a produção de comida, quando são utilizadas 500 vezes mais água que bebemos. Metade da população vive em países onde já está acontecendo a perda de terras cultiváveis. Se o mar subir 1 décimo, por exemplo, metade das terras cultiváveis de arroz em Bangladesh vão simplesmente desaparecer", completa Brown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário