Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mudanças climáticas: Em quem devemos acreditar?


De acordo com a matéria publicada na Revista Scientific American - Brasil , um estudo mostra que "o derretimento do manto de gelo da Antártida Ocidental pode ser menos grave que se supunha e, consequentemente, o nível dos oceanos pode subir menos que o previsto".

Seria ótima notícia se os dados levantados fossem os mesmos para outras regiões, o que não acontece. Estamos frente à um problema seríssimo onde as conclusões de pesquisas realizadas entram em contradição.

A geleira Chacaltaya, na Bolívia, simplesmente já derreteu completamente e a Groenlândia, que contem gelo suficiente para elevar o nível do mar em 7 metros, está encolhendo. Na Antártida Ocidental, o aquecimento mais rápido que o restante do continente e os efeitos gravitacionais provocados pelo desequilíbrio nas quantidades de gelo, que podem provocar mudanças na rotação da Terra, "elevariam o nível do mar de São Paulo a Maceió em até uns 7 metros."

Não sabemos se o planeta está aquecendo ou resfriando. Alguns estudos mostram que a atividade solar está extremamente calma, que o Sol afeta mais nosso clima do que o CO2 e este último seria benéfico à vida no planeta. O contrário já conhecemos: que está havendo um aquecimento global e o atual estágio já é irreversível.

Assim como em nossa postagem anterior, é urgente o entendimento de todos esses dados e achar o caminho do consenso para que medidas eficazes possam ser tomadas.

Nesse meio tempo, ficamos como diz o antigo ditado: "mais perdidos que gato em dia de faxina".

Nenhum comentário:

Postar um comentário