Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sabemos mais sobre Marte do que sobre a Fossa das Marianas: Um abismo de 11.500m no fundo do mar


É verdade, nosso conhecimento sobre Marte é maior do que o que temos sobre o colosso no fundo do mar: A Fossa das Marianas, a maior profundidade conhecida do oceano, no Pacífico, medindo 11.500 metros; o homem já conseguiu descer 11 mil metros dentro dessa fossa.

Para termos uma idéia do que ela representa, o ponto mais alto da Terra, o Monte Everest, tem 8.850 metros de altura e se ele fosse colocado no fundo das Marianas, ainda seriam necessários mais 2.150 metros par
a alcançar a superfície.

As dificuldades para estudá-la são imensas: A pressão na maior profundidade do oceano é de mais de 5 toneladas por centímetro quadrado, ou seja, cerca de 1.000 vezes a pressão na superfície terrestre. A visibilidade na água diminui com a profundidade. Numa água límpida, ao meio dia, a luz solar diminui de 10% a cada 75 metros e, a 500 m metros de profundidade há quase uma escuridão total.


Até hoje, somente três submersíveis exploraram o fundo da Fossa das Marianas. O
primeiro foi o batiscafo americano de fabricação suíça Trieste, com Don Walsh e Jacques Piccard a bordo, em 1960.


O segundo, o robô japonês Kaiko, que fez três expedições ao abismo
entre 1995 e 1998. Kaiko se perdeu no mar em 2003.

Observe na foto a direita as Ilhas Marianas, que estão acima do nível do mar, e logo a leste a Fossa das Marianas (Marianas Trench), um rasgo escuro e profundo.

Somente agora estudos mais completos começam a ser realizados com o submarino-robô americano Nireu, que conseguiu realizar a mais detalhada exploração da Fossa das Marianas. Desenvolvido pelo Instituto Oceanográfico Woods Hole, Nireu consegue operar a uma pressão elevadíssima, mil vezes maior do que a do nível do mar e equivalente à de Vênus.

Ele é capaz é de
ir mais fundo que qualquer outro submarino e pode filmar e coletar amostras. A comunidade científica aguarda os dados coletados para estudo e finalmente divulgá-los.

O que podemos esperar?
Sem dúvida mais surpresas sobre nossa crosta terrestre e vida marinha.

Para se ter uma idéia, o "Peixe Monstro" (foto) vive até 3.400m de profundidade... o que vive então em 11.500m?

Um comentário: