Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Estatísticas aquecem a polêmica: Resfriamento x Aquecimento Global


A agência de notícias Associated Press encomendou uma análise das temperaturas globais para comprovar se a Terra está se aquecendo ou resfriando, como afirmam algumas teorias.

A AP enviou a especialistas em estatística os dados anuais de mudança de temperatura dos últimos 130 anos e os 30 anos de dados de satélite. Os dados analisados mostraram uma tendência clara de alta, década a década, nos números, mas nenhuma uma queda significativa nos últimos dez anos. As variações ano a ano da última década repetem a variação aleatória dos dados que se vê desde 1880 e dados do governo dos Estados Unidos mostram que a década que terminará em dezembro deste ano será a mais quente dos últimos 130 anos e 2005, o ano mais quente já registrado.

Mas essas conclusões ainda carecem de pesquisas com um prazo mais longo de execução, não são simples teorias que afirmam que a terra irá se resfriar. O resfriamento é consequência do aquecimento!

Complicado? Veja desta forma:

Vamos supor que o aquecimento acabe com as geleiras da Groenlândia, inundando de água doce o Atlântico Norte. Sem o sal, a água marinha não pode afundar e voltar para o Caribe, fazendo a corrente do Golfo parar de funcionar. O norte europeu não tem mais verão e, a partir da Escandinávia, o gelo vai tomando a Europa ano após ano. Como o gelo é branco, reflete quase toda a luz do Sol, numa reação em cadeia que torna tudo cada vez mais frio.

E pior: o gelo prende a água, e esse tipo de vapor de água é um gás que chega a ser 3 vezes mais potente que o gás carbônico no efeito estufa, que tanto causa o aquecimento global como torna a Terra habitável.

Se índices de temperatura estão em elevação, isso não quer dizer obrigatóriamente que o resultado será em futuro próximo o aquecimento definitivo. A consequência do aquecimento é preocupante e ninguém ainda pode afirmar com certeza o que acontecerá em breve, e não somente com estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário