Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NASA estuda degêlo na Antártida temendo inundações de comunidades costeiras por todo o Planeta

Partindo de Punta Arenas, no Chile, um DC-8 da NASA iniciou semana passada uma série de vôos sobre a Antártida para efetuar medições sobre o degêlo na região.

Equipado com lasers e radares de penetração do solo, o avião-laboratório vai medir a cobertura de neve e a espessura do gelo. O degêlo na área preocupa não sem razão: Se as camadas que estão sobre a água desaparecerem, as massas de gelo que estão sobre o continente poderão migrar para o mar e derreter, fazendo afundar comunidades costeiras por todo o mundo.

As correntes oceânicas quentes podem estar puxando as camadas de gelo para o mar, derretendo-as por baixo. Essas camadas estão desmoronando rapidamente - numa velocidade de até 9 metros ao ano, de acordo com estudo publicado na revista Nature no mês passado.

Os dados coletados da missão ajudarão os cientistas estudarem melhor como as mudanças ao gelo da Antártida irão contribuir para aumentar o nível de água pelo planeta. Os vôos são parte da Operação “Ice Bridge”, uma campanha de seis anos que é a maior campanha de sobrevoo já feita às regiões polares. A equipe de 50 pessoas planeja 17 voos sobre algumas áreas do continente gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário