Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estudo científico mostra as consequências de uma simples elevação de 4°C na temperatura média do planeta

O Met Office Hadley Centre a pedido do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas (Decc) do Reino Unido mostra que, caso não seja possível frear a elevação da temperatura a 2º C e ela suba 4.º C acima do patamar pré-industrial, a Terra vai aquecer mais rapidamente do que o mar, e as altas latitudes, particularmente o Ártico, terão elevações maiores. O mapa produzido pelo estudo destaca os efeitos severos na oferta de água, produção agrícola, temperaturas extremas e seca, o risco de incêndios florestais e elevação do nível do mar.

No Brasil, a temperatura aumentaria entre 5°C no litoral e 8°C no interior do país. Isso aumenta o risco de incêndios florestais, que além de mais freqüentes, seriam mais difíceis de controlar. As colheitas das plantações dos principais cereais das principais áreas de produção mundial iriam decair. Além disso, haveria uma diminuição de até 70% nos reservatórios de água. A média da temperatura em terra será de 5,5°C acima dos níveis pré-industriais.



De acordo com o estudo, serão registradas redução na oferta de água, menor produção agrícola, maior incidência de temperaturas extremas e secas, aumento dos incêndios florestais e elevação nível do mar.

A produção de cereais vai registrar forte queda no mundo. Os reservatórios de água sofrerão diminuição de 70%. Metade das geleiras do Himalaia será significantemente reduzida até 2050, o que levará 23% da população da China a ser privada de fonte de água do degelo durante a estação seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário