Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Nobel de Física que pintar o mundo de branco, contra aquecimento global



Uma arma contra o aquecimento global, que parece tão simples e low-tech que parece absurda. Mas a idéia de usar milhões de baldes de cal para evitar catástrofe climática ganhou o apoio de um dos cientistas mais influentes do mundo.

Steven Chu, o prêmio Nobel de Física nomeado pelo presidente Obama como o secretário de Energia, quer pintar o mundo branco. A iniciativa global para mudar a cor dos telhados, ruas e calçadas de forma que eles refletiriam mais luz solar e calor, poderia desempenhar um papel importante na contenção do aquecimento global.

O professor Chu disse que essa abordagem pode ter um impacto enorme. Por um raio superfícies pavimentadas e telhados com a cor do cimento, seria possível reduzir tanto as emissões de carbono que equivaleiria ter os carros de todo o mundo fora das estradas por 11 anos, disse ele.

As superfícies brancas refletem até 80 por cento da luz solar que cai sobre elas, em comparação com cerca de 20 por cento para os escuros, razão pela qual os telhados e paredes em países quentes são geralmente caiadas de branco. Um aumento na quantidade de superfícies claras ajudaria a conter a mudança climática, refletindo mais radiação solar para o espaço e reduzindo a quantidade de energia necessária para manter os edifícios refrigerados por ar-condicionado.

Desde 2005, a Califórnia tem exigido que todos os telhados planos em edifícios comerciais sejam brancos, e esta a medida está sendo expandida para requerer cores frias em todos os telhados residenciais.

Dr. Rosenfeld também é um físico do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, da qual era diretor o professor Chu. No ano passado, Dr. Rosenfeld e dois colegas do laboratório, Akbari Hashem e Menon Surabi, calculou que clareando as cores da superfície em 100 das maiores cidades do mundo poderiam salvar o equivalente a 44 bilhões de toneladas de dióxido de carbono - tanto quanto as emissões globais de carbono são esperados para aumentar na próxima década.
Fonte:The Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário