
Um relatório desta semana da National Geographic Society adverte que capacidade dos mares absorverem dióxido de carbono (CO2) está se esgotando, sendo que as atividades humanas estão produzindo mais CO2 do que os oceanos podem absorver.
Atualmente, os oceanos detêm 2,3 bilhões de toneladas de carbono, o equivalente ao que os Estados Unidos emitem com a combustão de gasolina durante seis anos. Foram analisados dados da temperatura e salinidade da água do mar absorvidos entre 1765 e 2008.
Com a captação e dissolução do gás pelas águas, cria-se uma situação em que as mesmas tornam-se mais ácidas e, desta forma, tem a capacidade de absorver menos CO2. Além disso, o C02 não se dissolve com tanta facilidade nas águas temperadas, o que explicaria que grande parte do dióxido de carbono tenha sido absorvido por águas frias da Antártida.
A importância da absorção do CO2 pelos oceanos é óbvia, pois o gás não absorvido fica na atmosfera, agravando o efeito estufa: Básicamente são os oceanos que controlam o que acontece no planeta em termos meteorológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário