Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sentados em Copenhague enquanto o Havaí some do mapa

Que tal colocarmos um despertador gigante em meio à conferência das Nações Unidas em Copenhague, agora em Dezembro? Se os países participantes não chegarem à um acordo urgente, com certeza chegarão à uma catástrofe juntos: o que acontece que não vêem a urgência da situação?

Mas as divergências já expostas parecem minar as esperanças deste tão importante acordo...

Se você acha exagero nisso tudo, saiba que as concentrações de dióxido de carbono e de outros gases com efeito de estufa na atmosfera atingiram 435 partes por milhão (ppm) em equivalente CO2, contra cerca de 280 ppm antes da industrialização do século XIX. O limite aceitável na opinião vários cientistas é de 350ppm.

Se continuarmos no atual ritmo de emissões, as concentrações poderão atingir 750 ppm no final deste século. Se isso acontecer, a provável subida das temperaturas médias globais face à época pré-industrial será de 5ºC ou mais. Se números não significam nada pra você, saiba então que já se passaram mais de 30 milhões de anos desde que a temperatura da Terra esteve assim tão elevada... e a espécie humana existe há não mais de 200.000 anos. Vai um calorzinho inédito aí?

Os sinais do desastre já estão batendo à nossa porta faz tempo: A Groenlândia nos últimos nove anos perdeu 1,5 trilhão de toneladas de água! Nesta década, as regiões que mais derreteram, aquelas próximas ao oceano, chegaram a perder mais de uma tonelada de água --uma caixa d'água cheia-- por metro quadrado por ano. Com a elevação do nível dos oceanos, as Maldivas já estão sumindo do mapa... mas isso você já sabe pois foi divulgado em vários meios de comunicação.

Talvez o que você ainda não saiba é que o Havaí vai pelo mesmo caminho em breve: A Ilha Kauai já perdeu mais de 70% da faixa litorânea. Em Oahu, um quarto da costa foi engolido pelo mar. A erosão da areia é provocada pela elevação do nível da água - que, por sua vez, é causada pelo aquecimento global.

Enquanto isso, pelo andar da carruagem, Copenhague parece que será apenas uma reunião a mais, perdida em discordâncias políticas e econômicas. E você, ainda está pensando em comprar casa na praia?

Um comentário: