Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

domingo, 29 de novembro de 2009

Pum de vaca, arroto de ovelha... e cuidado com seus gases, você pode ser o próximo culpado pelo aquecimento global!


Em português claro, que o peido das vacas é considerado um dos grandes contribuintes ao aquecimento global, isso já era conhecido. Na Europa e EUA e preocupação é grande com a quantidade de emissões de gás Metano por esses animais.

Estudos estão sendo desenvolvidos para modificação de alimentação destes animais e, com isso, reduzir as emissões. Também está sendo estudada uma forma de coletar e utilizar este metano: Pum de vaca é energia!

Mas o inédito é o arroto de ovelha... está pensando que é brincadeira? Saiba que cerca de 10% das emissões de gases poluentes da Austrália provêm do metano produzido pela população de 8 milhões de ovelhas do país.

Sabe-se que o gás metano proveniente do processo digestivo tem uma capacidade de provocar o aquecimento ambiental 17 vezes maior que o gás carbônico. Por isso, especialistas do Sheep Cooperative Research Council estão tentando descobrir se existe alguma influência genética na produção de arrotos pelas ovelhas, observando sua ruminação e sua digestão. Se provarem que genes estão por trás de uma digestão mais "ecológica", eles esperam obter uma nova espécie de animal mais... "amigo do meio ambiente".

O problema é se resolverem cismar conosco também: Será que se descobrirem que a culpa pode ser dos genes, a manipulação genética humana pode entrar pra lista de "deveres" em Copenhague? Menos flatulências, nada de arrotos, senão o próximo culpado pelo aquecimento global pode ser você!

Burp... ops!

Nenhum comentário:

Postar um comentário