Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Nível do mar aumentará o dobro do previsto, como resultado do aquecimento global



Cientistas do SCAR - Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (http://www.scar.org) disseram que o IPCC subestimou grosseiramente a velocidade do derretimento do gelo da Antártica e da Groenlândia e suas contribuições para a elevação do nível do mar.

Em entrevista ao The Times, o Dr. Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, disse que a geo-engenharia, onde o carbono é retirado da atmosfera através de tecnologias especializadas, será necessária muito em breve: "Em algum momento vamos ter de começar a sugar alguns desses gases da atmosfera."

O relatório do IPCC previu que o derretimento das calotas de gelo contribuem com cerca de 20 por cento do aumento total do nível do mar, com a maioria proveniente do derretimento das geleiras e da expansão da água pelo aquecimento. Ele disse que não era capaz de prever o impacto do derretimento de gelo, mas sugeriu que isso poderia adicionar 10-20cm.

Em contrapartida, o SCAR adverte que a elevação do nível do mar será muito superior a 0,59 metros até o final do século e calculou que, se as temperaturas continuarem a aumentar ao ritmo atual, em 2100 o nível do mar deverá subir até 1,4 metros - o dobro que o previsto há dois anos.

Essa subida do nível do mar iria engolir nações insulares como as Maldivas, no Oceano Índico e Tuvalu, no Pacífico, devastar as cidades costeiras, como Calcutá e Dacar, e ainda forçaria Londres, Nova York e Xangai à gastarem bilhões em defesas contra inundações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário