
Em entrevista ao The Times, o Dr. Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, disse que a geo-engenharia, onde o carbono é retirado da atmosfera através de tecnologias especializadas, será necessária muito em breve: "Em algum momento vamos ter de começar a sugar alguns desses gases da atmosfera."
O relatório do IPCC previu que o derretimento das calotas de gelo contribuem com cerca de 20 por cento do aumento total do nível do mar, com a maioria proveniente do derretimento das geleiras e da expansão da água pelo aquecimento. Ele disse que não era capaz de prever o impacto do derretimento de gelo, mas sugeriu que isso poderia adicionar 10-20cm.
Em contrapartida, o SCAR adverte que a elevação do nível do mar será muito superior a 0,59 metros até o final do século e calculou que, se as temperaturas continuarem a aumentar ao ritmo atual, em 2100 o nível do mar deverá subir até 1,4 metros - o dobro que o previsto há dois anos.
Essa subida do nível do mar iria engolir nações insulares como as Maldivas, no Oceano Índico e Tuvalu, no Pacífico, devastar as cidades costeiras, como Calcutá e Dacar, e ainda forçaria Londres, Nova York e Xangai à gastarem bilhões em defesas contra inundações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário