Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Da arquitetura às sacolinhas, Pão de Açúcar investe R$ 45 milhões em "lojas verdes"



O Pão de Açúcar inaugura, neste mês, três novas lojas verdes na cidade de São Paulo e, somada a unidade recém-inaugurada, no município de Ribeirão Preto, o projeto de expansão dos supermercados sustentáveis da rede totaliza R$ 45 milhões em investimentos somente neste ano.

Entre as muitas iniciativas desenvolvidas pelo Pão de Açúcar, destaque para o projeto e construção verde, os programas de estação de reciclagem e de sacolas retornáveis, além de ações para redução de economia de energia e água.

Além de comemorar a abertura das quatro lojas verdes, a loja Pão de Açúcar de Indaiatuba acaba de receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Com o selo verde - que representa a certificação, o supermercado passa a ser o único da América Latina com a aprovação da USGBC - United States Green Building Council - ONG de maior reconhecimento mundial para certificação ambiental de edificações.

Localizado na Rua Dr. Altino Arantes, 268, o Pão de Açúcar Vila Clementino foi concebido dentro dos critérios da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que prevêem normas construtivas e procedimentos que aumentam a eficiência no uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo da edificação. Segundo o USGBC (United States Green Building Council), com as medidas adotadas no sistema LEED, espera-se significativa redução das emissões de resíduos e uma produtividade maior dos colaboradores. Ainda de acordo com o USGBC, as expectativas de economias possíveis prevêem 30% em energia, 35% em emissões de carbono, 30% a 50% de água e de até 90% no descarte de resíduos. Para cada exigência proposta pelo LEED corresponde um número de créditos e que podem resultam numa certificação – como a que acaba de ser conferida ao Pão de Açúcar Indaiatuba. Entre as ações realizadas, vale destacar: Projeto & Construção

projeto arquitetônico do Pão de Açúcar Vila Clementino considerou estudos de impacto e o resultado dos levantamentos é um empreendimento que privilegia melhor qualidade ambiental interna, eficiência energética, racionalização do uso de água, sustentabilidade de espaço e materiais, garantindo conforto, qualidade dos produtos e operação com padrão de excelência. Como exemplos de qualidade ambiental interna estão vários aspectos ligados ao bem estar.

Na construção, atendendo aos sistemas propostos pelo LEED, a execução da obra teve total controle de sedimentação e erosão. Além disso, 40% de todo o material utilizado na construção são provenientes de fornecedores localizados numa distância próxima, evitando os fretes de longa distância. Além da construção verde, a loja reúne em uma área de 1450m² todas as iniciativas socioambientais do Grupo Pão de Açúcar.

A rede Pão de Açúcar oferece sete opções de sacolas retornáveis – cinco confeccionadas em ráfia sintética, uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde” e outra acoplável ao carrinho de compras. A rede foi a primeira empresa do varejo brasileiro a oferecer sacolas retornáveis como alternativa às embalagens plásticas e registra a venda de 638 mil unidades de sacolas em suas lojas desde 2005, quando o programa teve início.
Fonte:grupopaodeacucar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário