Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Debater se as mudanças climáticas são ou não causadas pelo Homem é uma desculpa indecente para omissão


Presidentes dos EUA são alertados sobre o aquecimento desde 1965, há tempos os sinais das mudanças climáticas são observados, por quê então agora afirmam que tudo isso não existe? (ao lado, capa da revista Veja, de 2006)


Bucam-se mais e mais argumentos para fundamentar as teoria de que a Terra não está aquecendo ou está aquecendo mas não por culpa do homem. Considerando as mudanças climáticas que estamos presenciando, que diferença isso faz? Fato inegável é que o clima da Terra está em transformação. Então a quem interessa este debate?

Interessa à todos os países que não querem reduzir suas emissões de CO2, não querem compromenter sua taxa de crescimento não-sustentável, aos que não querem pagar a conta pelo estrago.

Essa semana pegaram no pé do Al Gore... Em sua apresentação no COP-15, ele afirmou que há 75% de chances de não haver gelo durante o verão no Polo Norte dentro de 5 a 7 anos. Foi a deixa para que céticos contra-atacassem questionando se este percentual estava correto e em quê era baseado. Claro, por quê não 60%? Qual a diferença do Polo Norte ficar sem gelo em 2017 ou em 2050? Isso muda alguma coisa? Talvez mude para quem irá "bater a botas" antes disso!

A questão dos emails roubados da University of East Anglia’s Climate Research Unit, que diziam que os dados sobre as mudanças climáticas estavam sendo manipulados para afirmar que existe aquecimento global, e que na verdade não existiria aquecimento nenhum. Mais de 1.700 cientistas por culpa disto assinaram uma declaração dias atrás, na qual afirmam ter confiança nas evidências segundo as quais há base científica sólida para concluir que a causa primária do aquecimento global seja a atividade humana: "A evidência e a ciência são profundas e extensivas. Elas vêm de décadas de dolorosas e meticulosas pesquisas, feitas por muitos milhares de cientistas por todo o mundo, que mantêm os mais altos níveis de integridade profissional", nota o texto firmado pelos cientistas.

Na realidade basta olhar para a seca na Ilha de Marajó, para os 7.000 desabrigados no Rio Grande do Sul, para as chuvas torrenciais em SP e RJ... e onde já se viu ciclones no sul do Brasil? E lá fora? A Suíça reza por neve pois está perdendo suas estações de esquí, as Ilhas Maldivas estão sumindo do mapa, e podemos citar muitas coisas mais pelo resto do planeta.

Importa mesmo porcentagens exatas? Afirmar que aquece ou não o planeta muda a realidade? Por acaso isso faz com que deixem de existir as mudanças climáticas já presentes em nosso cotidiano? São teorias usadas para esvaziar um acordo realmente funcional em Copenhague, utilizadas por países que se esquivam em assumir responsabilidades sobre o estrago no clima e nem querem botar a mão no bolso por culpa disto.

Só para quem fecha os olhos à realidade pode acreditar que nada acontece. E você, ainda crê em um acordo global realmente satisfatório para o planeta na COP-15?

Nenhum comentário:

Postar um comentário