Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ministério seleciona produtores orgânicos para Bio Fair 2010



As inscrições para participar da seleção vão até o dia 4 de abril e devem ser feitas pelo site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está com chamada aberta para seleção de 12 empreendimentos e/ou redes de empreendimentos interessados em participar da Bio Fair 2010 – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. As inscrições vão até o dia 4 de abril e devem ser feitas pelo site http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/agroindustrias.

O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de maio em São Paulo. Os selecionados poderão expor e comercializar seus produtos no estande coletivo do ministério. Para participar da seleção, o MDA exigirá que a produção seja orgânica, de acordo com critérios da Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003, e que, preferencialmente, seja composta de produtos da sociobiodiversidade, como frutas nativas, castanhas, erva mate, entre outros.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, os produtos devem apresentar bom nível de apresentação para o mercado, potencial de oferta com regularidade e constância, embalagem e rótulo próprios, registros necessários e informações básicas exigidas por lei. Os empreendimentos devem estar enquadrados nos critérios de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e atuar ou ter condições de atuar em mercados regional e/ou nacional e/ou internacional.

O gerente de área de agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, explica que a feira é um evento tradicional do setor e que representa uma oportunidade de mostrar o incremento que está ocorrendo na cadeia de agroecologia do Sebrae. “Antes a carteira de agronegócios da instituição tinha caráter pedagógico. Hoje, ela se expandiu e conta com investimentos de organizações públicas e privadas”, afirma.

Segundo Paulo Alvim, o Sebrae está trabalhando para identificar projetos com potencial para participar da chamada do MDA quanto para participar do estande institucional do Sebrae no evento. “Devido à capilaridade dos nossos projetos, eles têm se tornado presentes não só em estandes do Sebrae como também em estandes de outras instituições”, disse.

Para o gerente, 2010 será um ano de desafios. “Vamos empregar esforços para viabilizar a certificação participativa e estimular o aumento do consumo de produtos orgânicos. Para isso, o Sebrae irá trabalhar em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na Semana de Orgânicos, evento de nível nacional realizado no mês de maio. “Nesta edição vamos trabalhar com foco no consumidor. A idéia é mostrar a população como diferenciar um produto orgânico de um não-orgânico”, conta.

Bio Fair 2010 - Aberta ao público e com entrada gratuita, a feira possibilita a compra direta do produtor e é voltada para atacadistas, distribuidores, exportadores e importadores, fabricantes, lojistas, hotéis e restaurantes, supermercados, processadores, produtores e profissionais de saúde. Paralelo a Bio Fair, serão realizados a 6ª edição do Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável e o Ciclo Aberto de Palestras. Entre as atrações do fórum está o seminário ‘Brasil – Itália: Oportunidades de Colaboração Comercial e Produtiva na Agricultura Orgânica’, que contará com participação de dez empresas italianas.

Além programação internacional, a feira deve contar este ano com um espaço voltado às tecnologias empregadas na produção de orgânicos. Segundo a gerente de negócios da Francal Feiras, empresa organizadora do evento, Lucia Cristina de Buone, “pela primeira vez, estamos trabalhando para trazer, com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, um pavilhão exclusivo de tecnologia para a produção orgânica. O Ministério do Meio Ambiente promete apresentar um projeto inovador sobre a biodiversidade brasileira, cujo lançamento será na Bio Brazil Fair, revela Lucia.
Fonte:Agência Sebrae/ANBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário