Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 28 de julho de 2009

Bush escondeu provas dos efeitos do aquecimento global no Ártico

De acordo com o jornal The Guardian, mil imagens foram descobertas pela administração Obama na semana passada e divulgadas pelos serviços militares.


Mantidas em segredo durante a administração Bush, foram tiradas por satélites espiões durante a última década e confirmam que vastas áreas perderam as coberturas de gelo, nos meses de Verão.


O Presidente Barack Obama tenta agora reunir o Congresso na missão de tomar medidas contra os catastróficos efeitos das mudanças climáticas, provocadas pela aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.



Entre as mil imagens descobertas, estão duas do porto de Barrow, no Alasca. A primeira, tirada em Julho de 2006, mostra o gelo junto à costa. Outra, tirada um ano depois, mostra o mesmo local, mas sem qualquer gelo.





As imagens são prova clara de como o aquecimento global está modificando o Ártico. Mais de um milhão de quilômetros quadrados de gelo marítimo desapareceu no Verão de 2007.



O fenômeno representa riscos consideráveis para o planeta, alertam os cientistas.

As placas de gelo são utilizadas, por exemplo, pelos ursos polares para caçar focas. Sem elas, este animais podem morrer à fome.

Por outro lado, o gelo reflete a radiação solar, processo sem o qual o Ártico pode aquecer ainda mais, desencadeando um aquecimento desenfreado do planeta, avisam os investigadores.
Fonte:Sic.aeiou.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário