Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

domingo, 19 de julho de 2009

Entenda porquê as vacas hoje são uma preocupação séria quanto ao aquecimento global


As grandes quantidades de metano produzido pelas vacas são agora causa de preocupação e assunto para muitas pesquisas científicas

As vacas emitem uma grande quantidade de metano através do arroto, e uma menor quantidade através da flatulência, ou seja, do seu pum. As estatísticas variam sobre quanto metano a vaca leiteira média expele. Alguns especialistas dizem que de 100 a 200 litros por dia, enquanto outros dizem que pode chegar a 500 litros por dia. De qualquer forma, é muito metano, uma quantidade comparável à poluição produzida por um carro em um único dia.

Porquê isso acontece?

Simples, as áreas de pasto foram preenchidas com uma variedade de grama e flores que cresciam naturalmente, oferecendo uma dieta diversificada para vacas e outros ruminantes. No entanto, para aperfeiçoar a eficiência da alimentação do gado, muitas dessas pastagens foram replantadas com azevém perene. Com a ajuda de fertilizantes artificiais, o azevém perene cresce rapidamente e em enormes quantidades. Sua desvantagem é que ele não oferece o teor nutritivo de outras gramas e evita que outras plantas nutritivas possam se desenvolver. Um comentarista a apelidou de "fast food" das gramas.

Essa simples dieta permite que muitas vacas sejam alimentadas, mas isso inibe a digestão. Uma dieta com azevém perene resulta também em uma quantidade significativa de vacas fracas e inférteis que têm de ser abatidas precocemente. É aqui que entra o metano. A grama difícil de ser digerida fermenta nos estômagos das vacas onde interage com micróbios e produz gás.

Ou seja, para uma produção em larga escala o ambiente foi modificado: Isso gerou uma melhor produtividade mas teve efeitos inesperados e altamente maléficos à atmosfera pois o metano, em termos de sua contribuição para o aquecimento global, é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono.
Fonte:howstuffworks

Um comentário:

  1. quero saber como adquerir o conjunto dos 4 dvds planeta terra e saber o preço por favor
    email nagib.bilal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir