Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aquecimento global acaba com a estância de ski mais alta do mundo


Parece incrível mas logo embaixo de nossos narizes temos a primeira (?) vítima do aquecimento global: O glaciar Chacaltaya, na Bolívia, é a primeira estância de ski do mundo a sucumbir ao derretimento da neve.

O glaciar Chacaltaya, na Bolívia, tornou-se na primeira estância de ski do mundo a sucumbir ao derretimento da neve, provocado pelo aquecimento global. Tratava-se da mais alta estância de ski do mundo.

A estação, a mais equatorial e alta do mundo, com pistas entre os 5200 e os 5400 metros de altitude, está fechada por motivos óbvios mas o desaparecimento de um local para esquí não é realmente o que preocupa a população local. O glaciar era o principal contribuinte da bacia de água que abastece cidades de La Paz e El Alto, causando agora o temor de desabastecimento de água para as comunidades locais.

No momento restam apenas cinco por cento do glaciar Chacaltaya e os especialistas acreditam que em 2015 os últimos vestígios vão desaparecer de vez. Estudos mostram que, entre 1992 e 2001, Chacaltaya encolheu13 metros de equivalência de água e é cada vez mais rara a ocorrência de neve no local.

No inicio deste ano, a situação, considerada preocupante, reuniu representantes de vários governos do mundo em Chacaltaya, com a intenção de impedir que este caso se repita noutros locais do planeta. O governo da Suécia pretende financiar estudos para tentar encontrar uma solução para este problema de implicações globais.

O processo de alteração climática no Planeta está em curso, é visível e irreversível, resta saber o que podemos fazer para amenizar ou nos adaptar à isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário