Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Existe vida além da Terra? Talvez tenhamos a resposta com o projeto Kepler, já em andamento



"O que é mais assustador? A idéia de extraterrestres em mundos estranhos, ou a idéia de que, em todo este imenso universo, nós estamos sozinhos?"

"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."

Carl Sagan



A Nasa lançou em Março deste ano um telescópio pioneiro, o Kepler, para examinar um canto da Via Láctea, na esperança de descobrir se existem outros planetas como a Terra.

A viagem de três anos e meio iniciará a busca da região de Cygnus-Lyra, que contém ao seu redor 100 mil estrelas. Cientistas planejam examinar as observações do Kepler destes mais de 100.000 alvos com esperança de captar pequenos pontos de luz causados por planetas, pois ele pode detectar mudanças de brilho nas estrelas e as imagens transmitidas serão captadas por uma câmara com uma resolução de 95 megapixels, detectando desta forma a passagem de planetas.

Para termos uma idéia da capacidade deste telescópio, por exemplo, ele poderia a partir do espaço identificar uma mudança de luz provocada por uma pessoa que passe à frente de um farol de carro.

Segundo Jon Morse, diretor de astrofísica na agência espacial em Washington, o Kepler é um elemento crucial dos esforços da NASA para estudar e encontrar planetas com características semelhantes às da Terra. Poderá também ajudar a planejar outras missões num futuro a médio prazo.

O telescópio orbital Kepler conseguiu já conseguiu detectar um planeta do tamanho de Júpiter que gira em torno de outra estrela, um feito que demonstra que ele será capaz de descobrir semelhantes à Terra, se planetas assim existirem, dizem cientistas na edição de agosto da revista Science.

A questão é, também, caso exista vida lá fora, seja macro ou microscópica, será que poderemos identificá-la ou será tão diferente que passará despercebida sob nossos olhos?

Fontes:Reuters/www.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário