Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Brasil foi eleito pela National Geographic Adventure como melhor destino para aventureiros e esportistas radicais em 2009

Com uma das maiores biodiversidades do planeta, o Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados em região tropical. Nos últimos anos, a prática de ecoturismo e turismo de aventura em terras brasileiras cresceu, se profissionalizou e ganhou visibilidade internacional. Prova disso é que o país foi eleito pela revista National Geographic Adventure como o melhor destino para aventureiros e esportistas radicais 2009.

A revista, que possui mais de 2,4 milhões de leitores no mundo, deu grande destaque para Fernando de Noronha, e também mostrou os destinos mais procurados na Amazônia, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Chapada dos Guimarães, Estrada Real, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Mata Atlântica, Jalapão, Serras Gaúchas, Lençóis Maranhenses e Pantanal.

Veja mais sobre Chapada da Diamantina e Fernando de Noronha aqui em nosso blog!

No ano passado, a indústria de turismo de aventura foi responsável por quatro milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, e representou um faturamento médio de R$ 490 milhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). “Recebemos a visita regular de turistas da Argentina, países da Europa (França, Espanha, Itália e Inglaterra), Estados Unidos e Canadá", afirma Jena-Claude Razel, presidente da Abeta .

O mercado já conta com aproximadamente 1,5 mil empresas espalhadas nos principais pólos de aventura do país. A entidade estima que o segmento apresente crescimento entre 15% e 20% ao ano. De acordo com a Demanda Turística Internacional, estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para a Embratur, 19,5% dos turistas estrangeiros que visitaram o país a lazer em 2006 disseram ter escolhido o país por motivo de ‘Natureza, Ecoturismo ou Aventura’.

O crescimento e destaque do setor certamente resultam de um esforço conjunto entre governo e iniciativa privada. Um exemplo disso é a parceria entre a Abeta e o Ministério do Turismo (MTur), que criaram o programa Aventura Segura, que atua para que o segmento se consolide no país como atividade segura para turistas brasileiros e estrangeiros.

“Hoje, o programa conta com 4,84 mil pessoas qualificadas em 16 destinos turísticos de 13 estados brasileiros”, afirma Razel. O programa oferece cursos de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor, Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para Voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.

O Aventura Segura, que envolve mais de 100 municípios, conta, ainda, com a participação de 480 empresas. Além disso, também foram criados 13 grupos voluntários de busca e salvamento. Hoje, o turismo de aventura tem 24 normas técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT.

Durante o 4° Salão do Turismo, realizado em julho, das 1,7 mil pessoas entrevistadas, 34,3% apontaram o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como atividades para suas próximas viagens, atrás apenas do Turismo de Sol e Praia com 52,1%.


Encontro internacional

Entre os dias 10 e 13 de setembro será realizado o Abeta Summit, maior encontro de Ecoturismo e Turismo de Aventura da América Latina, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), paralelamente à Adventure Sports Fair. Promovido em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) o encontro terá como tema Aprenda-Inove-Venda, a edição de 2009 traz ao Brasil as principais lideranças mundiais do mercado de Turismo de Aventura.

Este ano, estima-se um aumento de 25% no número de operadoras internacionais para o encontro de negócios. “Teremos a participação de 30 países do mundo inteiro e compradores internacionais de 16 países”, destaca o presidente da Abeta.

O evento já tem mais de 80 compradores internacionais confirmados para as Rodadas de Negócios, que contam com o patrocínio do Sebrae Nacional e apoio da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Inscrições podem ser feitas pelo site http://www.abeta.com.br/summit

Nenhum comentário:

Postar um comentário