Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Julho de 2009: a maior temperatura média global dos oceanos em 200 anos


17ºC, esta é a temperatura média global dos oceanos em Julho deste ano: a maior em 200 anos!


A imagem a direita mostra as temperaturas nos oceanos no mês de Maio/2009


Desde que foram iniciadas as medições de temperatura em 1880 nossos oceanos nunca haviam atingido esta média, os dados foram levantados pelo NCDC - Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos.

Os cientistas estão alarmados pois, claro, os oceanos também contribuem para o equilíbrio climático. Desta forma, se os oceanos estão aquecidos, sua contribuição ao aquecimento global é inevitável. Essa média de temperatura também está associada à formação do El Niño: Este fenômeno está contribuindo para a elevação da temperatura dos mares e, como consequência, teremos o aumento de furacões principalmente na região do Golfo do México onde as águas superam os 24ºC... e água quente é um prato cheio para formação de furacões.


Imagem do furacão Katrina, a cor laranja mostra temperatura da água elevada


O Mediterrâneo têm apresentado 3ºC acima da média, no Ártico 5,5ºC também acima. Preocupante? Sim, da mesma forma que a água demora mais para se aquecer, ela também leva mais tempo para se resfriar, daí a preocupação dos cientistas quanto ao impacto que esse fenômeno irá causar nas já debilitadas áreas e sistemas, como a Groenlândia, pelo aquecimento global. O agravamento do degelo no Ártico parece uma resultante imediata.

2 comentários:

  1. O planeta está entrando em colapso!!! Isto está claro... O aquecimento global é real.

    ResponderExcluir
  2. As alterações do clima, resultado do efeito estufa,(Aquecimento Global) é uma realidade hoje, fenômenos naturais bastante conhecidos são registrados e estudados hà decadas por cientistas.
    Alguns exemplos: Estações do ano irregulares, como verões muito quentes e invernos rigorosos, chuvas intensas, tufões, furacões, ciclones,
    o degelo das calotas polares, e o aumento do nível do mar.
    O aquecimento dos oceanos, ameaça a vida marinha, o plancton, microorganismos que é a fonte e base da cadeia alimentar nos mares, corre o risco de desaparecer,as algas e os corais poderão ter o mesmo fim.

    ResponderExcluir