Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ONU: aquecimento global colocou o mundo à beira do abismo

Simulações computadorizadas tentam prever as consequências do aumento do nível do mar

O aquecimento global colocou o mundo à beira do abismo, alerta do secretário geral da ONU na conferência sobre o clima em Genebra. Até ao final do século o nível do mar pode subir dois metros.

Esse foi o alerta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes da terceira conferência sobre o clima organizada em Genebra pelas Nações Unidas. O número um da Nações Unidas explicou que as estimativas internacionais estão ficando desatualizadas porque os efeitos do aquecimento estão acelerando cada vez mais..

Ban Ki-moon notou que os últimos estudos prevêem uma subida de dois metros do nível dos oceanos até ao final deste século. O secretário geral das Nações Unidas lamentou que, apesar das evidências e da ciência, a inércia continue a dominar.

Um estudo científico do Instituto Internacional para o Ambiente e o Desenvolvimento, de Londres, publicado no jornal "Environment and Urbanization" identifica, pela primeira vez, as áreas costeiras baixas como vulneráveis à elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento .

No total, 634 milhões de pessoas moram em zonas de risco - regiões com menos de 10 metros de altitude - e esse número está crescendo, diz o estudo. Dos mais de 180 países com população vivendo em regiões costeiras de baixa altitude, cerca de 70% possuem áreas urbanas com mais de 5 milhões de pessoas, incluindo Tokyo, Nova York, Mumbai (Índia), Xangai (China), Jacarta (Indonésia) e Dacca (Bangladesh).

A Ásia é particularmente vulnerável e, em geral, as nações mais pobres correm maior perigo. Entre 1994 e 2004, cerca de um terço dos 1.562 desastres com enchentes ocorreram na Ásia. Das 120 mil pessoas que morreram nesse tipo de tragédia, cerca de metade vivia na região.

De acordo com o estudo publicado no site “Sciencexpress”, pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research, da Alemanha, existe uma relação direta entre a elevação do nível do mar e o aumento médio global de temperatura. O estudo demonstra uma aproximação entre temperatura e as mudanças do nível do mar, durante o século 20, de 3,4mm/ano/°C. Quando aplicados os cenários de aquecimento futuros do IPCC, resultam em um aumento do nível do mar, no ano de 2100, de 0,5 metros a 1,4 metros acima dos níveis de 1990.


Nova Iorque, desastre iminente >>>


No Brasil, quarto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, os cenários climáticos mais quentes podem fazer da costa do Rio Grande do Sul até o Sul do Rio de Janeiro, entre 2071 e 2100, uma região de condições favoráveis para o desenvolvimento de ciclones extratropicais. Se as mudanças climáticas trouxerem os furacões do Atlantico Sul, haverá necessidade de mudanças nos códigos de edificações, prevendo construções resistentes aos ciclones, além de adaptação de órgãos como a Defesa Civil.

O aparecimento de furacões não é o único risco da elevação do nível do mar. Nas cidades litorâneas brasileiras, cerca de 42 milhões de pessoas (25% da população) que vivem na zona costeira, serão possíveis vítimas da elevação do nível do mar. Nas cinco principais metrópoles à beira-mar – Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belém – residem mais de 22 milhões de indivíduos.

Um comentário: