Ecologia, meio ambiente, produtos ecológicos, energias renováveis: Tudo o que pode ser aplicado no seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida e do nosso planeta!

Visite nosso novo Blog no Wordpress:

Eco4u no Twitter:

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Geoengenharia - A Terra como cobaia

Semana passada a Royal Society, composta por 1.400 dos mais eminentes cientistas do mundo, publicou um relatório sobre a viabilidade e os possíveis perigos das tecnologias de resfriamento da Terra, conhecido como geoengenharia.

As idéias incluem árvores artificiais para retirar CO2 do ar e imitações de vulcões para pulverização de partículas de sulfato a quilômetros acima da Terra para desviar raios solares. A idéia mais complexa seria o lançamento de milhares de milhões de pequenos espelhos no espaço para atuar como um para-sol.


Morrer da doença ou do remédio? Eles dizem que esses sistemas poderiam ter suas próprias consequências catastróficas, como a perturbar os padrões de chuva, e deve ser implantado apenas como um último recurso se tentativas de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa falharem.

Veja mais sobre isso aqui: Geoengenharia: As boas e as malucas idéias para salvar o planeta

Outra solução seria uma frota de 1.500 navios que sugam a água do mar e a pulverizam por chaminés na atmofesra, para que as nuvens formadas reflitam a luz do Sol. No entanto, o relatório diz que essas nuvens poderiam perturbar os padrões de chuva e resultar em fome em massa em países dependentes da monção.

O painel de 12 cientistas que elaboraram o relatório concluiu que todas estas abordagens foram teóricamente possíveis e, apesar dos possíveis efeitos colaterais, deve ser explorada com vista à realização de ensaios.

O que nos amedronta é que, mesmo com testes prévios, seria quase impossível prever os efeitos de qualquer uma dessas soluções apontadas, aplicadas em escala global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário