
Esta viagem dos navios alemães comprovou que a cobertura de gelo plurianual do Oceano Ártico desapareceu, verdadeiras paredes de gelo com até 80 metros de espessura que há séculos bloqueavam esta rota simplesmente desapareceram. Mas não de uma hora para outra, o processo foi recente, resultado sim da ação do homem, mais conhecido como "aquecimento global"... Os cientistas associam

Não teremos volta deste infeliz resultado, é progressivo: O Ártico está esquentando três vezes mais rápido do que o restante da Terra, em parte por causa da reflectividade, ou o efeito do feedback albedo de gelo. À medida em que mais e mais gelo derrete, faixas maiores de água marinha escuras são expostas. Elas absorvem mais luz solar do que o gelo e provocam o aquecimento mais rápido da água, e, portanto, derretem mais gelo.
Ótimo para as companhias marítimas que agora festejam uma rota muito mais curta de navegação no Hemisfério Norte, péssimo para todos nós que temos que nos acostumar de agora em diante com efeitos irremediáveis da ação do Homem: é, sem dúvida, a nova face da Terra.